CAPITAL NATURAL # 40 :: biodiversidade urbana

De todas as dimensões que abordamos até agora sobre a natureza da cidades, a questão da biodiversidade é a mais complexa e mais vanguarda. Significa trazer para o ambiente urbano o universo da conservação que, desde a origem e até os dias de hoje, se concentra sobremaneira em áreas naturais. Pesquisas revelam que a variedade de espécies no ambiente urbano pode proporcionar mais bem estar aos seus habitantes, bem como serviços ambientais e um horizonte profícuo para a educação ambiental.

Nessa semana, Fernando Gabeira recebe no estúdio o entomólogo Milton Borato Villas Boas – o Dr. Cupim – para uma animada discussão sobre a vasta biodiversidade de insetos, animais e plantas que existe também nos centros urbanos.

Na Rua:

Biodiversidade que se come - Um passeio com Neide Rigo, nutricionista e autora do blog Come-se, pelas ruas do bairro City Lapa em São Paulo. Entre os matos e árvores das praças e calçadas, ela identifica e descreve inúmeras espécies comestíveis da flora urbana.

Árvores Vivas - Acompanhamos um “passeio verde”, com Juliana Gatti, fundadora do movimento Árvores Vivas, cujo propósito é “sensibilizar as pessoas em relação às árvores e natureza que habitam nosso entorno, praças, parques e caminhos do dia-a-dia, sempre através de informações históricas, culturais e científicas”. Ela nos leva até o maior pau-brasil da cidade de São Paulo, encravado em uma rua residencial no Alto de Pinheiros.

Pássaros Urbanos - Visitamos a casa de June Rodrigues Alves, vice-presidente do Centro de Estudos Ornitológicos. Em um agradável bate-papo em seu Jardim, June nos contou sobre a variedade de espécies de pássaros existentes em São Paulo e também sobre atividades de observação e apreciação desses animais dentro do espaço urbano.

×

Contact