CAPITAL NATURAL # 23 :: cidades inteligentes [apenas para gestores inteligentes]

O economista Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel, prevê que o crescimento das cidades será o modelo econômico de desenvolvimento no futuro. Se é nas megacidades que são constatados os maiores gargalos urbanísticos, é lá também que está plantada a semente de sua reinvenção.

Em diversos lugares do mundo, empresas e governos (cada vez mais misturados) erguem as chamadas “Cidades Inteligentes” (Smart Cities), empregando empregando tecnologia verde de ponta. Muitas dessas cidades servem de laboratório para tecnologias que podem ser empregadas em larga escala nas grandes metrópoles.

Mas será que existe cidade inteligente se a tecnologia não estiver aliada a uma gestão inteligente do território? As inovações tecnológicas garantem, por si só, a sustentabilidade do ambiente urbano?

Para responder a estas perguntas, formular outras questões e debater o assunto, Fernando Gabeira recebe, no CAPITAL NATURAL#22, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, governador do Paraná e prefeito de Curitiba por duas vezes, reconhecido internacionalmente pela inteligência com que planejou e geriu as cidades.

O programa também fou conhecer a experiência do Centro de Operações da cidade do Rio de Janeiro e o projeto da Cidade da Copa de Pernambuco, projeto encabeçado pela empresa NEC.

×

Contact